3º Congresso Mundial de História Ambiental

14/07/2019 09:48

De 22 a 26 de julho de 2019 acontece na Universidade Federal de Santa Catarina o 3º World Congress Environmental History (3º Congresso Mundial de História Ambiental) com a temática Convergências: O Sul Global e o Norte Global na Era da Grande Aceleração.

O evento é organizado por um conjunto de universidades e instituições nacionais e internacionais. Dentro da Universidade Federal de Santa Catarina a organização ficou a cargo do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA). Entre as diversas mesas-redondas, destacam-se:

Sessão Plenária por Brigitte Baptiste:
“Dor em um mundo de transição.”
Seg, 22 de julho, 11:00 às 13:00, Centro de Cultura e Eventos, Auditório Guarapuvu.

Brigitte Baptiste é uma ecologista colombiana que atua na Plataforma Intergovernamental de Política Científica das Nações Unidas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, criada em 2012). Ecologista de paisagem cultural, que tem se dedicado à análise do papel da biodiversidade na mudança do uso da terra, bem como as práticas atuais de gestão dentro dos contextos institucionais. Desde 2011 ela atua como Diretora Geral do Instituto de Pesquisa de Recursos Biológicos Humbolt e consultora de políticas do Ministério do Meio Ambiente da Colômbia. Em 2017, foi homenageada com o The Price Claus Award por suas realizações notáveis como cientista e ativista.

Sessão Plenária por Robert Billot:
“A consciência emergente da contaminação mundial PFAS e relacionados com os desafios legais, regulamentares e científicos.”
Qui, 25 de julho, das 16h às 17h30, Centro de Cultura e Eventos, Auditório Guarapuvu.

Robert Billot, é ativista ambiental e advogado ambiental renomado, da empresa Taft Stettinius & Hollister. Em 2017, ele foi premiado com o Right Livelihood Award (Prêmio Nobel Alternativo) por seu importante trabalho no combate à poluição química e mobilização social contra substâncias perigosas nos Estados Unidos. O caso mais conhecido da atuação de Billot foi o processo envolvendo a empresa DuPont Chemical, em um processo relacionado ao envenenamento de gado na Virgínia Ocidental e a contaminação dos cursos d’águas por aterro sanitário altamente poluente. A investigação de Billot não apenas expôs a contaminação da DuPont, mas também alertou a opinião pública sobre os perigos que as substâncias químicas não regulamentadas representam. O referido processo da DuPont foi transformado em filme em Hollywood intitulado “The Devil we know”. Em outubro será lançado o livro “Exposure” pela editora Atria Books, que contará a luta de Billot contra a DuPont ao longo de 20 anos.

A programação completa do evento pode ser acessada por meio do link: https://www.3wceh2019.floripa.br/

Tags: CongressoEventoHistória