Universidades continuam manifestando apoio à UFSC diante da ação policial do dia 25 de março no campus

22/04/2014 11:15

Seguem abaixo a nota da reitoria da UNIFESP e a carta do reitor da UFRJ:

Nota de solidariedade da reitoria da Unifesp

São Paulo, 28 de Março de 2014

A Reitoria da Universidade Federal de São Paulo vem manifestar sua solidariedade à Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina e expressar sua indignação com os atos de tamanha violência ocorridos no último dia 25 de março. A presença de mecanismos de repressão no campus Universitário coloca em risco a Autonomia Universitária, que tantas gerações lutaram para conquistar.

Especialmente neste ano que lembramos dos 50 anos do golpe e do período de ditadura, não podemos ser coniventes, nem tolerar a presença de repressão ao ambiente universitário, muito menos o desrespeito à professores, estudantes e técnicos administrativos.

Reafirmamos nosso apoio aos membros da comunidade universitária da UFSC.

Reitoria da Unifesp

Carta do reitor da UFRJ à reitora da UFSC

Prezada Reitora Roselane Neckel,

Ao conhecer os detalhes das circunstâncias e desdobramentos envolvidos nos recentes e lamentáveis fatos ocorridos na sua Universidade Federal de Santa Catarina, diferentes sentimentos oscilaram entre dois polos: uma enorme sensação de repúdio a tudo e a todos que não enxergam a importância, a necessidade e o potencial transformador das nossas universidades públicas na construção de uma sociedade mais justa, mais democrática, mais igualitária, mais humanizada, mais responsável; e a convicção sobre a necessidade de alguma manifestação explícita e urgente de solidariedade e apoio, na expectativa de lhe atenuar as inevitáveis angústias que decorrem desses desgastantes momentos, ressaltando que a sua luta não será solitária e, se possível, contribuir para fortalecer ainda mais os seus reconhecidos ideais e corajosas atitudes em defesa de uma universidade pública cada vez mais qualificada, cada vez mais inclusiva, cada vez mais cidadã e, daí, a urgência de que ela seja cada vez mais autônoma.

Reitora Roselane, receba da Universidade Federal do Rio de Janeiro o nosso integral e incondicional apoio e homenagens à sua força moral e à sua disposição para enfrentar e superar as incompreensões e ações equivocadas que apenas retardam, atrapalham, mas jamais afastarão as nossas universidades dos seus legítimos compromissos com o exercício da reflexão crítica e avanços das práticas e conceitos educacionais que se reflitam no ideal de cidadania plena da nossa sociedade.

Embora tenhamos a lamentar, a luta pela defesa da inviolabilidade do espaço universitário acabou se fortalecendo e se ampliando após as cenas fortes vivenciadas pela Comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina. O episódio nos alertou sobre as nossas vulnerabilidades, fragilidades e destacou os atuais limites das nossas possibilidades. O tema nos exige reflexões profundas e ações conjuntas e integradas. A sua luta agora será também a nossa batalha!

Saudações universitárias, solidárias e fraternas,

Carlos Levi,

Reitor – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ