Conferências sobre uberização e efeitos da pandemia marcam lançamento de seminário sobre futuro do trabalho

20/05/2021 19:48

Duas conferências online, na sexta-feira (21) às 19h, marcarão o lançamento do ciclo de seminários “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas”, iniciativa que reúne organizações sindicais, pesquisadores do trabalho na UFSC e a direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

O evento terá as conferências de Ludmila Abílio (CESIT/UNICAMP/Brasil), com o tema “Uberização: dominação e resistência dos trabalhadores just in time”, e de Federico Vocos (CITRA/UMET/Argentina), sobre “El movimiento obrero ante la pandemia en la Argentina”.

O ciclo de seminários está planejado para outubro e novembro de 2021 e terá cinco mesas de debate, que irão abordar aspectos do mundo do trabalho sob os impactos da pandemia de Covid-19. Os paineis terão caráter multidisciplinar e a participação de pesquisadores de vários países da América Latina.

Os eventos são promovidos por duas redes interconectadas: uma delas reúne pesquisadores do trabalho na UFSC e outra, organizações sindicais de Santa Catarina, especialmente algumas que têm unidades de formação. Na universidade, a formação da rede é liderada pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) e, entre os sindicatos, pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo “Fazendo Escola”, vinculado a entidades de trabalhadores no poder judiciário. A articulação entre as redes é iniciativa da direção do CFH.

“A universidade pública deve se reaproximar da sociedade e, em especial, dos setores mais necessitados”, afirma a diretora do Centro, professora Miriam Furtado Hartung. “Trabalhadores e trabalhadoras foram duramente afetados pela ineficácia no combate à pandemia no Brasil e por todo lado medidas do setor público ou de empresas privadas tentam minar ainda mais renda e direitos”, completa a diretora.

Ludmilla Costhek Abílio é doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP e investiga as atuais relações entre exploração do trabalho, financeirização e acumulação capitalista, entre outros tópicos. Atualmente é pesquisadora do CESIT, onde realiza seu segundo pós-doutorado, sobre Desenvolvimento, políticas de austeridade e transformações do trabalho no Brasil. Ela pesquisa a uberização do trabalho, com enfoque no cotidiano dos motofretistas na cidade de São Paulo.

Federico Vocos integra o “Observatorio de Condiciones de Trabajo” do Centro de Innovación de los Trabajadores (CITRA), vinculado ao Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas da Argentina. É Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Nacional de La Plata e co-autor de “Metrodelegados. Subte: de la Privatización al Traspaso” (2012) e “Teletrabajo. ¿Otro canto de sirenas? El movimiento obrero frente a una nueva estrategia empresaria” (2004). Pesquisa os ambientes de trabalho e formação sindical.

As conferências serão transmitidas pelos canais no YouTube do Fazendo Escola e do Lastro. O evento é gratuito e admite inscrições prévias, de pessoas interessadas em certificado de participação. Mais informações em: https://futurodotrabalho.paginas.ufsc.br/.

Tags: CESIT/UNICAMP/BrasilCiclo de seminários “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas”CITRA/UMET/ArgentinaDireção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC)El movimiento obrero ante la pandemia en la ArgentinaFederico VocosLaboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/CFH/UFSC)Ludmila AbílioUberização: dominação e resistência dos trabalhadores just in timeUniversidade Federal de Santa Catarina UFSC