O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Conferência sobre as “proletárias saint-simonianas” no CFH

11/05/2014 14:40

O Núcleo de Antropologia do Contemporâneo (TRANSES/PPGAS), o Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/PPGH) e o INCT Brasil Plural convidam para a Conferência “As proletárias saint-simonianas e sua herança. Entre ocultação e (re)descoberta de seus itinerários e escritos“, com a pesquisadora francesa Christiane Veauvy, quarta, 14 de maio, às 14h30, na sala 10 da História. 

As “proletárias saint-simonianas” (denominação que as próprias mulheres do movimento se deram em 1832 para se diferenciar das “grandes damas do movimento”) foram objeto de uma grande recusa ao longo do século XIX, em particular Claire Demar, demonizada por seus contemporâneos (a mulher livre como “mulher-monstro”). Fundaram o primeiro periódico redigido por mulheres e destinado às mulheres,   La femme libre (1832-1834).

Christiane Veauvy é Pesquisadora Honorária do CNRS junto à Fundação Maison des Sciences de l´Homme (FMSH/Paris), doutora de Estado em Letras e Ciências Humanas e responsável atualmente pelo curso “Gênero, política, sexualidades(s). Oriente/Ocidente”, na FMSH). Tem uma vasta produção sobre as sociedades mediterrâneas, em particular sobre mulheres e feminismos nas sociedades mediterrâneas.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.