Seminário sobre conhecimentos indígenas no CFH

02/06/2014 10:56

O Seminário “Compreensões Antropológicas sobre conhecimentos indígenas e vice-versa”, organizado pelo Núcleo de Estudos de Populações Indígenas (NEPI/PPGAS/UFSC), começa nesta segunda, dia 2 de junho, às 14h, com a Palestra “Olhos urbanos, consciência indígena: uma alternativa em jogo”, com o antropólogo, indígena tukano e professor da Licenciatura Indígena do Sul da Mata Atlântica João Rivelino R. Barreto,

O seminário reúne três palestras e uma defesa de tese que abordam a possibilidade de comunicação e compreensão mútua entre tradições de conhecimentos indígenas e acadêmicos, a partir da perspectiva de intelectuais indígenas e não-indígenas que vêm pesquisando tradições de conhecimentos em diferentes paisagens culturais.

A série “Compreensões Antropológicas sobre conhecimentos indígenas e vice-versa” vem sendo realizada pelo Núcleo de Estudos de Populações Indígenas desde 2011, na forma de  seminários onde pesquisadores indígenas e não indígenas discutem resultados de pesquisas antropológicas sobre conhecimentos indígenas a partir de suas perspectivas. O primeiro evento “Compreensões antropológicas sobre conhecimentos Guarani e vice-versa” ocorreu em novembro/dezembro de 2011 e o segundo evento “Pesquisas e processos recentes no Noroeste Amazônico: construção da pessoa e circulação de saberes” ocorreu em março de 2012.

A realização desses seminários tem apoio do INCT Brasil Plural, como parte dos objetivos do projeto ‘Compreensões antropológicos sobre conhecimentos nativos: um diálogo em rede’ e do Programa de Extensão (PROEXT) “Promoção da Igualdade Étnico Racial no Ensino Superior”. Ver programação e textos em anexo.