Mutirão coletou lixo e plantou mudas para recuperar o bosque

07/07/2013 17:43

No último dia 28 de junho, foi feito o primeiro mutirão de recuperação do bosque do CFH. O trabalho coletivo realizado iniciou com a instalação, na noite do dia 27, de barreiras que impedem o acesso de automóveis, fechando definitivamente o estacionamento de carros no bosque. Durante o mutirão foi feita a coleta do lixo, a reativação da horta comunitária, que inclui espécies arbóreas e alimentícias, e foi feito o plantio de mudas ao longo do córrego. Tudo isso foi acompanhado pelo som de boa música através de um projeto cultural que visa o resgate dos discos de vinil. A atividade também fortaleceu as relações entre diferentes grupos que desenvolvem práticas agroecológicas na UFSC, bem como a integração entre alunos de diversos cursos do CFH.

Neste último semestre, com a criação de uma Comissão envolvendo estudantes e professores com o objetivo de discutir e realizar atividades em torno da recuperação do bosque e da implantação do Parque Universitário, foi retomada uma antiga discussão sobre formas produtivas de utilizar o espaço. Inúmeras iniciativas já foram criadas com o mesmo objetivo. Um diagnóstico inicial da situação do bosque havia sido feito pela Comissão no dia 21 de abril, e na mesma semana as crianças do NDI fizeram uma manifestação em protesto contra a sujeira e a deterioração do bosque.

O mutirão é o começo de uma série de atividades de recuperação e reapropriação criativa do espaço que deverão ocorrer ao longo do ano.

O espaço do Bosque do CFH vinha sendo utilizado de forma inadequada para o potencial daquele espaço. Além da negligência com as Áreas de Preservação Permanente (APP) previstas em legislação ambiental, o aporte de esgoto nos cursos de água, o acúmulo de lixo deixado pelos frequentadores e a utilização como estacionamento, degradaram intensamente este ambiente que deveria ser exemplo de preservação no espaço urbano de Florianópolis.