Planetário da UFSC é contemplado com apoio do CNPQ para projeto junto a escolas

29/01/2014 14:29

O projeto “A Astronomia e a Física vão à Escola e à Comunidade”, coordenado pelo Prof. Everton da Silva, do Departamento de Geociências do CFH, foi contemplado pela chamada MCTI/CNPq/SECIS n. 85/2013, recentemente divulgada, junto com outros 39 projetos de outras Instituições brasileiras. O projeto possui como finalidades fomentar o interesse da comunidade escolar e local pela astronomia e ciências afins, aumentar a abrangência de atendimento do Planetário e do Observatório da UFSC junto as escolas da Grande Florianópolis, contribuir para a melhoria na formação de professores de Geografia e Ciências nos níveis médio e fundamental, além de promover a articulação de instituições de ensino, pesquisa, extensão e grupos amadores de astronomia no processo de popularização do ensino. O Planetário, que já atende 14 mil pessoas por ano em 4 sessões diárias de 50 min., terá condições para atualização de equipamentos e softwares. Além da coordenação do Prof. Everton, participam do projeto as técnicas do Planetário, Edna Esteves da Silva e Tânia Maris Pires da Silva, o Prof. Antônio Kanaan Neto (Depto. De Física/CFM), o físico Ricardo Gutierrez Garcés, a geóloga Ofélia Ortega, o psicólogo Nicolas Lindner, o engenheiro mecânico e astrônomo amador Adolfo Stotz Neto e, pelo IFSC, o professor de Física Marcos Aurélio Neves.