Exposição EfemerArte

09/08/2019 19:45

Desenho geométrico de grande proporção feito na areia da praia do Campeche.

A exposição EfemerArte apresenta o conceito de Land Art (arte efêmera na paisagem) desenvolvido por Clayton Balduino (Reci Clayton), em fotografias, vídeos e instalações. O artista desenvolve a técnica desde novembro de 2011. As obras são feitas com um rastelo de jardim, utilizado como lápis, para produzir imagens de grande formato na areia das praias do litoral sul de São Paulo e de Florianópolis/SC.
Os registros das Land Art foram capturados com distintos equipamentos ao longo dos oito anos de projeto. A maioria deles foi realizado com uma câmera simples, adquirida por doação, e acoplada a um extensor telescópico de bambu encaixável, com 10m de altura, fabricado pelo artista. Apenas a partir de 2017, Reci Clayton estabeleceu parceria com operadores de drone, o que trouxe maior qualidade na tomada das imagens e na capacidade de distanciamento das obras.
A exposição abre dia 02 de agosto de 2019, às 19h no Museu da Escola Catarinense (MESC/UDESC) e traz uma retrospectiva da trajetória do artista, com desdobramentos da técnica em instalações pensadas especialmente para o Museu, sendo algumas delas interativas.

SERVIÇO
O quê: Exposição EfemerArte, de Reci Clayton
Quando: de 02 a 31 de agosto de 2019
Onde: Museu da Escola Catarinense
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196 · Centro, Florianópolis/SC
Realização: Reci Clayton e Tombô Produções Museológicas

EVENTOS DURANTE A EXPOSIÇÃO

Abertura:
Na noite de abertura, contaremos com a participação de Paulo Gomes, violinista, amigo e apoiador do artista, que fará uma performance musical. O artista dará início a uma obra pendular e apresentará a exposição ao público, contando sobre seu processo de trabalho, suas motivações e sua forma de pensar vida e arte. Aproveitaremos a ocasião para divulgar as datas das oficinas. Os interessados em participar poderão realizar uma pré-inscrição no momento.

Oficinas de Sand Art Terapia:
Atóxica, natural e agradável ao toque, a areia é um material de fácil manuseio, que permite trabalhos artísticos efêmeros, com precisão e alto contraste. Além de excelente suporte para a Land Art diretamente na praia, aqui o artista utiliza a areia também como “tinta”, realizando pequenos desenhos em superfícies alternativas, construídas com molduras de quadro descartadas no lixo e pedaços de lona reaproveitados. Por não haver fixação da areia sobre o suporte, a única forma de registro da imagem é por meio de fotos e vídeos. Após seu registro, a obra se esvai sem deixar rastro e com alto reaproveitamento para novos desenhos.
A oficina foi apresentada inicialmente no Festival Psicodália 2019 e seu registro pode ser conferido neste link: https://www.youtube.com/watch?v=Eyeop3ZO1uE
No Museu, serão oferecidas duas sessões, com possibilidade de ocorrer novamente caso as turmas lotem. Máximo de 10 pessoas por turma.
Turmas nos dias 23 e 24 de agosto (sexta e sábado).
Agendamentos através do e-mail: efemerarte.expo@gmail.com

SOBRE O ARTISTA

Clayton Balduino é natural de São Paulo/SP, residente em Florianópolis desde 2014. Autodidata em música e artes visuais, trabalha com land art desde 2011, tendo realizado obras desse gênero em eventos musicais como o Festival Respect (2012), Festival AHO, em Ilha Comprida/SP (2013) e Festival Psicodalia, em Rio Negrinho/SC (2019).
Ministra oficinas e realiza projetos específicos, como geodésicas (Museologia/UFSC, 2018) e esculturas de resíduos no Festival Cumbre Tajin, Papantla/ México (2014 e 2015).

SOBRE A PRODUTORA

Tombô é a produtora composta por estudantes do curso de museologia da UFSC, que cria conteúdos audiovisuais e soluções museológicas, voltada principalmente ao registro do patrimônio imaterial.
E-mail para contato: tombo.producoes@gmail.com
Instagram: @tombovideos

CONTATO

Para mais detalhes sobre a exposição, entre em contato pelo e-mail: efemerarte.expo@gmail.com ou telefone 48 99914-1363 (Fernanda do Canto) ou 48 99922-6861 (Raisa Rosa).
Instagram: @efemerarte.expo

Informações Adicionais:
Descrição visual da obra: Desenho geométrico de grande proporção feito na areia da praia do Campeche.

Título da obra: Mandala 3D – Praia do Campeche (2015)

Tags: EfemerArteEventoExposição