Nota de Pesar: Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro

14/07/2022 15:52

A ciência, a universidade, a geografia e a climatologia brasileira perderam hoje um de seus nomes mais importantes intelectuais, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, carinhosamente chamado de Cacá.

De Teresina, sua terra natal, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro conheceu o Brasil e o mundo, e em Florianópolis iniciou sua carreira como docente e ajudou a fundar o Curso de Geografia, o Departamento de Geociências e o Programa de Pós-Graduação da Geografia da UFSC. Além disso, recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Santa Catarina e de Cidadão Honorário do Município de Florianópolis.

Em sua trajetória, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro é facilmente reconhecido com um gênio! Caminhava tranquilamente pela pesquisa científica teórica e aplicada, pelo ensino de geografia, pela literatura, arte e bons relacionamentos humanos. Sem perder de vista as grandes questões da sociedade, marcava sempre uma forma de agir simples, criativa e bem-humorada.

É reconhecido como o Pai da Climatologia Geográfica, já que ajudou a construir um conjunto próprio e autêntico de paradigmas, conceitos, teorias e propostas metodológicas adequadas ao estudo do clima como fenômeno geográfico. E também era humilde, em reconhecer reiteradamente que os avanços e os progressos científicos na contemporaneidade, já estavam além de sua contribuição.

Por tudo isso, o Cacá era um intelectual de fato, ser humano incrível, elegante, generoso, dono do seu próprio destino. Brigou, se divertiu, viajou, amou, bebeu, viveu e odiou a velhice. Nossa melhor homenagem é sem dúvida, lembrar de sua humanidade, e dar continuidade ao legado, já que seus ensinamentos marcaram nossa época e influenciaram a nossa geração.

Cacá nos deixa! Mas a ciência, a universidade, a geografia e a climatologia brasileira seguem! Mais fortes e mais fundamentadas em seu trabalho e memória.

Ao nosso mestre. Nosso pesar. Nosso reconhecimento. Saudades.

Informação sobre o sepultamento:

Dia 14/07/2022 às 13:00 horas no Cemitério Parque Flamboyant, localizado na região do bairro Gramado, em Campinas -SP.

Dados para acesso ao Velório Virtual:

www.veloriocomunidadecrsrc.com.br

Usuario: salab@flamboyant.com.br