07/03/2024 09:38

Queridas e queridos participantes da comunidade do CFH,

Sejam todos muito bem-vindos ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas para mais um ano e semestre letivo. Para os/as docentes, técnicos-administrativos e discentes que estão retornando, esperamos que vocês tenham usufruído de um período de recesso altamente positivo e que se encontrem renovados em suas energias e sonhos. Desejamos um 2024 com muitas conquistas, realizações e alegrias!

Aos que estão começando a sua trajetória no CFH, principalmente os/as discentes ingressantes de graduação e pós-graduação, gostaríamos de felicitá-los pelo êxito nutrido de tanto esforço e dedicação. O CFH é o maior centro de Ciências Humanas e da Terra de Santa Catarina, figurando entre as unidades de ensino e pesquisa mais importantes do país. Aqui temos nove cursos de graduação extremamente bem avaliados pelo INEP e que contam com um corpo docente e técnico especializado e amplamente dedicado ao ensino, pesquisa e extensão. Contamos também com nove programas de pós-graduação bem qualificados e destacados no cenário nacional. As pesquisas aqui desenvolvidas em uma centena de núcleos e laboratórios tratam de temáticas variadas como a Vulcanologia, a História do Império Romano, os processos Psicossociais no luto e a Sociologia do Trabalho. Contamos também com um Planetário, a clínica-escola SAPSI e o nosso belíssimo Bosque. Tamanha diversidade configura um espaço dinâmico, vivo e plural que oferta inúmeras oportunidades de iniciação científica, extensão universitária e bolsas de monitorias. Sem falsa modéstia, o CFH é o centro mais interessante da UFSC!

Diante de tanta riqueza, convidamos todos e todas ao mergulho radical nesta bela aventura que é a vida universitária, aproveitando ao máximo as oportunidades oferecidas. Conversem com seus veteranos, secretários das coordenações e professores no intuito de conseguirem informações sobre os programas de assistência estudantil, de atenção à saúde e de bolsas de estudo. Aproveitem nossos acervos bibliotecários, as estruturas esportivas, os inúmeros eventos acadêmicos, o Restaurante Universitário e toda a fertilidade que a vida universitária oferece. É essa instituição, a segunda melhor universidade federal do Brasil, que começa a fazer parte de suas vidas a partir de agora. Aqui vocês viverão os seus melhores anos. Desejamos também que vocês encontrem em nossos espaços uma excelente formação profissional e humana, assim como estabeleçam afetuosas amizades.

É sempre necessário recordar que a UFSC é uma universidade brasileira, pública e gratuita. Somos financiados com recursos federais oriundos de impostos organizados em uma estrutura tributária muito injusta que onera os mais humildes. Também somos o resultado das lutas de muitas gerações pregressas que sonharam com um projeto de ensino superior de qualidade e republicano, processo ainda em consolidação. Assim, a nossa responsabilidade ética e social é enorme. Queremos uma UFSC ainda mais inclusiva e orgulhosa da colossal diversidade que fomenta o Brasil e produtora de ciência de excelência que também auxilie na resolução dos problemas sociais, econômicos, políticos e ambientais que desafiam o Brasil e o mundo.

Para isso trabalhamos com afinco e convidamos cada um dos nossos estudantes, docentes e técnicos a atuarem como parceiros na defesa do CFH e da UFSC. Temos problemas estruturais graves e que reclamam atenção imediata, assim como sofremos com os ataques dirigidos ao saber, às Ciências Humanas e à Universidade. Precisamos de todas e todos no esforço de proteger e legitimar nossa comunidade, cobrando soluções e participando na construção de saídas criativas e solidárias. Juntos nós vamos vencer os desafios e legar um ambiente universitário ainda mais estimulante para as próximas gerações.

Um bom início de semestre para todos nós!

Alex e Michele.