AULA MAGNA – Verdade e política na era da desinformação: O papel da universidade – RECEPÇÃO A ESTUDANTES UFSC 2024-1

12/03/2024 12:57

A  Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD) convida para a Aula Magna de abertura do semestre letivo que se realizará no dia 19/03/2024, às 18h30, na Sala Goiabeira, no Centro de Eventos da UFSC, Campus de Florianópolis, intitulada Verdade e Política na era da desinformação: o papel da Universidade. Solicitamos que repassem este convite às demais pessoas que compõem as equipes para que tenhamos uma universidade presente!

A ministrante será a professora Letícia Cesarino (Antropologia/UFSC), Assessora Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e afiliada do International Panel on the Information Environment. Nas palavras da professora, a digitalização crescente da vida trouxe profundas transformações nos modos de produção de verdade e identificação política, desestabilizando a confiança social nos mediadores centrais da esfera pública pré-digital: as instituições do Estado democrático de direito, a imprensa profissional e o sistema de experts construído em torno do conhecimento acadêmico. Partindo dos pontos centrais do diagnóstico sobre essa crise transversal à ciência e à democracia, a palestra abordará os desafios, mas também as potenciais oportunidades, que se abrem à universidade e à educação para a cidadania, numa democracia doravante sob permanente ameaça.