2020 | Mensagem de Natal e Ano Novo

22/12/2020 12:58

Leia mensagem na íntegra!

Desde 2016 a vida nas Universidades Públicas tem se tornado muito difícil, com constantes tentativas de enfraquecê-las, por meio de cortes orçamentários e ameaças à autonomia universitária e à liberdade de expressão de seus estudantes e servidores docentes e técnicos. Em 2020, a esta dura realidade, somou-se uma epidemia sem precedentes, que tirou a vida de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Era início de Março quando fomos obrigados a suspender nossas atividades presenciais como forma de tentar proteger vidas.

Diante de novos desafios, e a despeito do cansaço e do abatimento físico e psicológico, a comunidade acadêmica permaneceu fiel a seus princípios e trabalhou para garantir a continuidade da produção de conhecimento que a caracteriza. Nos unimos para manter nossas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração, agora de forma não presencial. Nestes 9 meses que se passaram desde o início da suspensão das atividades presenciais, não paramos um segundo de trabalhar e de nos preocupar com a vida de todos e com a continuidade do nosso trabalho.

Chegamos no final deste mês de Dezembro cansados, sim, e tristes pela perda de incontáveis vidas no Brasil e no mundo. Entretanto, estamos também esperançosos de que dias melhores virão, fruto da nossa coragem, resiliência e luta. Que o Natal e o Ano Novo sejam momentos de reabastecimento de energia e esperança, para que tenhamos a força necessária para a luta que continua em 2021. Feliz Natal e Feliz Ano Novo a todas e todos e até 2021!

São os votos da Direção do CFH a toda a comunidade do Centro.

Tags: Direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC)Mensagem de Natal e Ano Novo 2020Universidade Federal de Santa Catarina UFSC