Boas vindas!

29/01/2021 12:36

Olá. A direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC cumprimenta a comunidade de estudantes, técnicos e docentes neste início de ano, em que se combinam o começo do semestre letivo 2020-2 para os cursos de graduação e a continuidade desse semestre para alguns cursos de pós-graduação.

2021 será ainda atípico, em consequência da pandemia. Permaneceremos com as atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime remoto ao longo deste semestre letivo e ainda não é possível saber se, depois de maio, haverá condições de transição da Fase 1 (de interdição das interações presenciais no campus) para a Fase 2 (com regras que permitem algumas atividades presenciais em paralelo à vida digital). Além disso, será mais um ano de restrições orçamentárias, de dimensões ainda desconhecidas.

O calendário letivo prevê ainda a realização completa do semestre 2021-1 nos cursos de graduação entre junho e outubro e o início do semestre 2021-2 em outubro, com término previsto para março de 2022. Teremos, portanto, dois semestres letivos e meio em 2021 e 2022 e a expectativa de voltarmos a ter ano letivo coincidindo com ano calendário a partir de 2023. Se tudo andar bem.

Os desenvolvimentos científicos que levaram à criação de vacinas em tempo recorde alimentam em cada pessoa a esperança de retorno à insubstituível experiência didático-pedagógica presencial. Mas a competência dos pesquisadores é, no Brasil, contrabalançada pela expansão do negacionismo e seus efeitos em vários níveis da gestão pública. O combate à pandemia no país produz e ainda produzirá consequências desastrosas, não apenas na tragédia medida pelo número galopante de óbitos e contaminados que ficaram com sequelas de todo tipo, mas também em termos socioeconômicos.

Os conflitos políticos, econômicos e sociais que nosso país enfrentará no pós-pandemia serão desafiantes para uma geração inteira de pesquisadores dedicados a compreender os fenômenos que nos trouxeram a esse ponto e a formular agendas e políticas de transformação. Ao estudar as relações que estão no centro dos nossos problemas, as humanidades nos ajudarão a compreender  causas e consequências da expansão de anti-igualitarismo combinado a anti-iluminismo, essa pandemia das ideias que nos afeta a todos e mantém a universidade pública sob ataque permanente. São tempos de resistência e de reinvenção.

Que cada pessoa de nossa comunidade permaneça com saúde e segurança, cumprindo seu papel com a coletividade – usando máscaras, higienizando as mãos e pensando no Brasil e em seus infinitos dramas.

Florianópolis, 1 de fevereiro de 2021

Miriam Furtado Hartung – Diretora
Jacques Mick – Vice-diretor do CFH/UFSC

Tags: Direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC)Universidade Federal de Santa Catarina UFSC