Jornada científica em agosto articulará rede de estudos do trabalho na UFSC

16/07/2021 15:02

Um grupo de pesquisadores.as dos mundos do trabalho no Centro de Filosofia e Ciências Humanas promoverá em 27 de agosto uma jornada científica para reunir investigadores com projetos sobre o tema na UFSC. O objetivo é avançar na consolidação de uma rede de pesquisa sobre o trabalho na universidade, para desenvolver projetos em conjunto e promover conexões com a rede de organizações de trabalhadores em Santa Catarina. O projeto é liderado por Thaís Lapa (departamento de Sociologia e Ciência Política), Suzana Tolfo (Psicologia), Glaucia Fraccaro e Adriano Duarte (História), com apoio da direção do CFH. Inscrições podem ser feitas até 31 de julho pelo email lastro@contato.ufsc.br (detalhes na chamada abaixo).

Chamada para Jornada Científica – Estudos do Trabalho na UFSC

Mais de 530 mil mortos até julho de 2021. Dez milhões de empregos a menos, somente entre abril e julho de 2020, conforme cálculos do Ipea (dados do IBGE). Os efeitos combinados de crise econômica e sanitária causada pela pandemia da Covid 19 têm sido drásticos e os indicadores sociais só pioraram: no primeiro trimestre de 2021, atingimos o recorde de 14,8 milhões de pessoas desempregadas (taxa também recorde de 14,7%), sendo que seis milhões delas já desistiram de procurar emprego por não terem nem condições para isso. Quase metade das mulheres negras (48,2%) ocupadas recebem até um salário-mínimo; 18% delas conta com renda mensal de apenas meio salário-mínimo.

Diante dessa grave situação, é fundamental a participação da universidade no enfrentamento aos problemas sociais que afetam sobretudo a classe trabalhadora brasileira. Por esse motivo, convidamos para uma jornada científica os/as pesquisadores/as da UFSC diretamente envolvidos/as em investigações sobre o tema do trabalho. Esse encontro é uma iniciativa que faz parte da incipiente construção de uma Rede de Pesquisadores sobre Trabalho na UFSC, que inicialmente propõe reunir e colocar em diálogo pesquisadores/as do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Nessa ocasião, espera-se que os resultados de pesquisas sobre trabalho no CFH da UFSC possam ser mais conhecidos, que identifiquemos seus pontos de conexão, se estabeleçam sinergias entre os projetos e se coloque em evidência o olhar e a contribuição científica das Ciências Humanas para este tema e seus desafios.

As pessoas interessadas em compor a reunião deverão enviar até o dia 31/07 um resumo de suas pesquisas e trabalhos de até 15 linhas, para o email lastro@contato.ufsc.br, com o assunto “Jornada científica sobre trabalho”. A comissão organizadora acolherá os resumos e distribuirá os pesquisadores em diferentes sessões, cuja quantidade dependerá do total de pessoas inscritas, norteada pelos dois eixos abaixo especificados. Após a apreciação e estruturação do formato da jornada, as pessoas receberão a programação completa, com data e hora da apresentação.

Ao final das sessões, está prevista uma reunião para sínteses e propostas relativas à Rede.

Programação prevista

Data: 27 de agosto (manhã e tarde)
Abertura: Coordenação colegiada da Rede, direção do CFH
Debate das pesquisas em sessões (previsão de 5) – a serem organizadas segundo os seguintes eixos temáticos:
Eixo 1: Relações de Trabalho – Contempla processos e condições de trabalho, economia, violências, assédios, questão fundiária, cultura organizacional, relações de poder, técnica, renda e salário
Eixo 2: Ampliação de direitos no trabalho e na vida (direitos sociais e do trabalho) – Envolve movimentos sociais, estudos de comunidade, estudos sobre cidade, organização política, sindicatos.
Reunião Geral – Propostas de Ações

Orientação sobre os resumos e apresentação dos trabalhos

Resumos deverão conter:
Identificação (nome, contato, grupo ou núcleo de pesquisa ao qual pertence, breve descrição de como quer ser apresentado/a em até 2 linhas);
Eixo no qual considera que o conjunto de suas pesquisas predominantemente se inserem;
Resumo de até 15 linhas contendo uma síntese e os destaques da sua produção (em sentido amplo) já desenvolvida sobre o tema trabalho;
Referências dos principais trabalhos.

Roteiro sugerido para apresentações (em 10 min)
– breve trajetória de pesquisa
– pesquisas e projetos em andamento e concluídos, referentes ao temas estudos do trabalho
– interesses de pesquisas e projetos futuros referente aos estudos do trabalho

Para favorecer o tempo de debate, o estimado é que cada sessão tenha até cinco apresentações com duração máxima de uma hora e meia.

Comissão organizadora: Glaucia Fraccaro (Departamento de História), Thaís Lapa (Departamento de Sociologia e Ciência Política/LASTRO), Adriano Duarte (Departamento de História/NEHLIS), Suzana Tolfo (Departamento de Psicologia/NEPPOT)

Direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Tags: Adriano DuarteCentro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC)Direção do CFHGlaucia FraccaroJornada científica sobre trabalhoLaboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/CFH/UFSC)Rede de estudos do trabalhoSuzana TolfoThaís LapaUniversidade Federal de Santa Catarina (UIFSC)