NOTA DO CONSELHO DO CFH CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA

10/10/2022 13:58

O Conselho do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), reunido na tarde do dia 06 de Outubro, vem a público para se manifestar em defesa, em solidariedade e apoio à estudante do curso de Pedagogia do CED/UFSC, vítima de atitudes racistas no dia 28/09/2022.

Compreendemos que o racismo e a discriminação devem ser combatidos e apurados. Além de produzirem sofrimento profundo em suas vítimas, ações discriminatórias fomentam atitudes de intolerância que violam nossas práticas pedagógicas e corrompem o espírito democrático que deve alimentar nossas relações sociais e as instituições brasileiras.

O Conselho do CFH manifesta apoio incondicional à vítima, abrindo-se para acolhê-la e auxiliá-la. Internamente deliberamos pela constituição de uma comissão que possa estudar e propor instrumentos que nos auxiliem na reflexão, na formação e no enfrentamento ao racismo e à intolerância. Assumimos que nossa função social é principalmente educativa e de produção de conhecimento e alternativas aos dilemas da sociedade brasileira, dentre os quais formas variadas de racismo estão arraigadas secularmente.

É preciso que encontremos formas institucionais de combate a tais atitudes deploráveis. Neste sentido, seremos sempre parceiros da comunidade e da UFSC no combate a qualquer forma de racismo e discriminação, atuando junto aos órgãos institucionais na construção de práticas pedagógicas livres de preconceito e na formulação de protocolos que nos orientem sempre nessa direção.