Nota sobre cartazes com acusações ao CFH

29/03/2023 12:44

Na tarde do dia 27/03 foram colados cartazes nos prédios do CFH, contendo acusações caluniosas à direção por, supostamente, não ter tomado medidas em relação a inscrições de símbolos nazistas em cartaz afixado na porta do Centro Acadêmico de Ciências Sociais.

Neste sentido a Direção vem esclarecer que:

1 – uma vez informada, dirigiu-se até o local, fotografou e recolheu o cartaz em questão;

2 – manteve consultas com a PROAFE para a devida instrução de processo administrativo sobre o evento;

3 – registrou BO na Delegacia digital de Santa Catarina e junto à Secretaria de Segurança Institucional da UFSC;

A Direção do CFH reitera que sempre teve compromisso com o combate a toda forma de racismo e discriminação, agindo neste sentido em todas as situações de que toma ciência.

Acusações anônimas, infundadas e levianas não são acolhidas pelo princípio da liberdade de expressão. Vivemos há bem pouco tempo momentos dramáticos neste país e nesta Universidade, motivados exatamente por atitudes insensatas, irresponsáveis e caluniosas.

As infundadas e levianas acusações feitas à Direção do CFH nos cartazes que foram afixados nos prédios do Centro são profundamente graves, pois atentam contra a Instituição e contra as pessoas que ocupam seus cargos.

A Direção já tomou também providências para o acesso às câmeras destes prédios para a eventual abertura de sindicância e apuração das responsabilidades.

A Universidade é um lugar em que as ações deveriam se pautar sobretudo pela busca do diálogo e da verdade. Não deve haver lugar aqui para falseamentos e mentiras.

A Direção do CFH.