UFSC recebe Prêmio Camélia da Liberdade

10/04/2013 19:13

O Prêmio Camélia da Liberdade Ação Afirmativa, Atitude Positiva é promovido pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP, e busca reconhecer iniciativas que promovam as ações afirmativas como forma de contribuição para a superação das desigualdades raciais e sociais.

O objetivo da premiação é incentivar empresas, universidades, governos, instituições públicas e veículos de comunicação a desenvolver projetos de ações afirmativas, de valorização da diversidade e inclusão étnica nos seus quadros, e que ao longo do ano tenham demonstrado compromissos concretos com a inclusão dos afro-descendentes na sociedade brasileira. Foram premiadas nessa edição 15 instituições e/ou personalidades.
O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas da UFSC, coordenado pela Profa. Ilka Boaventura Leite foi contemplado com o Prêmio Camélia da Liberdade Ação Afirmativa, Atitude Positiva (2013) na categoria Instituição de Ensino. O NUER, foi pioneiro no conjunto de estudos e políticas sobre quilombos no estado de Santa Catarina e alguma extensões dessa influência no Rio Grande do Sul e Paraná. As pesquisas iniciaram-se em 1986 resultando nos primeiros trabalhos sobre o tema no sul do país. Durante esses 25 anos o NUER vem realizando pesquisas, consultorias, criação de acervos para consultas bibliográficas e projetos editorias, a maioria voltados para estudos sobre a população afro-brasileira.
A solenidade de entrega do prêmio será realizada no dia 24 de abril de 2013, às 20h na casa de espetáculo VIVO RIO, situada na Av. Infante Dom Henrique, nº 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro.