UFSC debate política indigenista e agronegócio no dia 27 de maio

26/05/2013 20:33

O  Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica  promove nesta segunda, 27 de maio, o evento A Política Indigenista sob Comando do Agronegócio: e agora, Brasil?  Participarão como debatedores Ana Lúcia Hartmann, do Ministério Público Federeal/SC; Clovis Antonio Brighenti, do CIMI e da Licenciatura Indígena/UFSC; Dirce Verón, acadêmica da Licenciatura Indígena Teko Arandu, da UFGD e Oscar Calávia Sáez, do Departamento de Antropologia da UFSC. Com o apoio do Centro de Filosofia e Ciências e Humanas e dos departamentos de Antropologia e de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento ocorrerá às 18h30min, no Auditório da Reitoria.

O evento segue a trajetória de atividades acadêmico-científico-culturais (AACC) da Licenciatura sobre direitos territoriais e política indigenista no Brasil, reforçando o eixo norteador do curso, sobre terriórios indígenas e a questão fundiária e ambiental no bioma Mata Atlântica.

Em março de 2013, ocorreu a AACC Terras Indígenas: Conflitos fundiários, jurídicos e ambientais na Terra Indígena Morro dos Cavalos (Palhoça/SC), com a participação de acadêmicos e docentes da Licenciatura Indígena, da coordenação do curso, da direção do CFH,da Funai e de outros convidados.

Outras AACC já haviam ocorrido em 2012: a PEC 215 Contra os Direitos Territoriais Indígenas, Quilombolas e Ambientais; e o I Seminário Temático de Sábios Indígenas Guarani, Kaingang e Xokleng – Saberes sobre a Terra.

Onde e quando: 27 de maio de 2013, às 18h30min, no auditório da Reitoria da UFSC

Informações: Secretaria do Curso de Licenciatura Indígena (CFH/UFSC) – (48) 3721-4879 /2600