Balanço da primeira semana de corte de árvores exóticas no Bosque

20/02/2018 18:35

Descrição da imagem: No primeiro plano, desfocada, tela laranja que impede a entrada no Bosque do CFH; no segundo, faixa amarela e preta e uma placa amarradas em dois troncos de árvores. Na placa, está escrito: ENTRADA PROIBIDA (primeira linha) PERIGO! (segunda) ÁRVORES SENDO CORTADAS (terceira). No terceiro plano, árvores, um caminho e o Planetário ao fundo. Foto por Renata Apgaua Britto (NUVEM.cfh.ufsc.br), em 16/02/18.

Conforme divulgado nas mídias do Centro, o Bosque do CFH foi interditado a partir do dia 12/02/18 para o corte de árvores exóticas (eucaliptos e casuarinas), tendo em vista a exigência de compensação ambiental feita pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM); a necessidade de retirada de árvores exóticas em atendimento à Lei Municipal n° 9.097/2012 para replantio de vegetação nativa; os riscos de queda dos ramos laterais de eucaliptos.

A partir de um esforço conjunto do CFH, da Coordenadoria de Gestão Ambiental, do  Núcleo de Estudos em Permacultura (NEPerma), da Segurança e da Prefeitura da UFSC, dentre outros parceiros, foi feito o isolamento da área por meio de telas e faixas, bem como a sinalização com placas  que avisam sobre o perigo de queda de árvores e explicam à população sobre o por quê da ação. O monitoramento diário também tem sido realizado por essa equipe para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio da UFSC.

Entramos na segunda semana de cortes, satisfeitos porque tudo correu bem na primeira semana e alertas para que até o dia 25/02/18, data prevista para o término dos cortes, as restrições de acesso continuem sendo observadas pela comunidade e a segurança de todos e todas seja garantida.

Por favor, ajudem-nos a divulgar essa matéria. Para mais informações, acesse: <http://portalcfh.ufsc.br/bosque/>!