Convite aos praticantes de meditação: participação em pesquisa do Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG/UFSC)

01/03/2019 14:54

Convite aos praticante de meditação: está sendo desenvolvida uma pesquisa no Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG) da UFSC (Florianópolis) sobre as características comportamentais, emocionais e da fala de praticantes de meditação com diferentes níveis de experiência. A pesquisa está sendo conduzida pela pós doutoranda Mariana Lopez Teixeira, coordenada pela Professora Carolina Baptista Menezes do Programa de Pós Graduação em Psicologia, CFH, e com colaboração da Professora Ana Carolina Ghirardi da Fonoaudiologia, CCS, UFSC. Tendo em vista o caráter científico, existem alguns critérios de inclusão de participantes para melhor controle de variáveis individuais. Se você se identifica com estas características abaixo sua participação é muito importante:

– Ter entre 18 e 45 anos de idade.
– Ser praticante de meditação há pelo menos 6 semanas (não precisa realizar a prática de meditação diariamente, mas deve ser no mínimo semanal).
– Não possuir diagnóstico de doenças psiquiátricas e/ou neurológicas.
– Não possuir afasias.
– Não estar utilizando nenhum medicamento para condição psiquiátrica, neurológica, vascular e/ou pulmonar (alguns exemplos, medicamento para dormir, para depressão, ansiedade, asma, bronquite).
– Não ser fumante.
– Não possuir diagnóstico de doença de Chagas, diabete Mellitus e asma.

A pesquisa possui duas (02) etapas:
1- Etapa online: pode ser realizada na sua casa (duração média 20 min)
2- Etapa presencial: agendada individualmente conforme sua disponibilidade. Na etapa presencial você será convidado a comparecer na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, no bairro Trindade, em uma sala acústica localizada na rádio UFSC (centro de Jornalismo). Será realizado somente um encontro (duração média 1:15 hora).
Importante: Esta pesquisa requer a participação das duas etapas. Na etapa online é realizada uma triagem com alguns questionários. Na etapa presencial é realizado o experimento. Nesta etapa presencial (que será na Rádio Ponto UFSC) você será convidado a realizar uma sessão de meditação por 20 minutos. Vamos registrar seus batimentos cardíacos e sua fala antes e após a prática de meditação.

Caso você tenha interesse em participar ou queira saber mais detalhes, por favor entrar em contato com Mariana Lopez Teixeira por meio do email psicolopez@gmail.com ou pelo telefone (Whatsapp) (48) 9 98480708.
Desde já agradecemos sua atenção e esperamos que tenham interesse em participar e apoiar esta pesquisa. Também contamos com sua ajuda para divulgar esta iniciativa entre os praticantes que você conhece para que estes possam entrar em contato conosco! Nossa intenção é que o estudo científico da meditação venha a contribuir para que esta prática seja cada mais incorporada nos contextos de saúde, educacional e organizacional! Somos muitos gratos pela sua ajuda e apoio!!

Tags: LPCOGMeditaçãoPPGP