Doutoranda em Antropologia Social da UFSC cria o primeiro Centro de Pesquisa e Formação sobre Feminismo Negro e o Pensamento Racial Brasileiro de Florianópolis

10/03/2020 13:33

O Coletivo Di Jeje, fundado em fevereiro de 2014, oferece cursos presenciais através das rodas de feminismo negro sobre temas ligados ao racismo e sexismo. Em Março, o Coletivo Di Jeje inaugura sua sede nacional, em Florianópolis/SC.

A Casa Preta é um espaço auto gestionado pelo Coletivo Di Jeje com o objetivo de oferecer cursos, oficinas e espaços de troca de conhecimento com alta qualidade, de forma horizontal de saberes entre professores e participantes. Sua equipe é formada por pesquisadores e pesquisadoras negr@s e bastante experientes, com pesquisas relevantes no campo do racismo e sexismo no Brasil. O primeiro encontro será dia 20 de Março, sobre Família Quilombola: avanços e desafios, com o Advogado e Mestrando em Antropologia Social/UFSC. A atividade é aberta a todos os públicos e gratuita, com inscrição prévia e limite de vagas.

Segundo a Professora Jaque Conceição, fundadora e coordenadora do Coletivo Di Jeje, a inauguração de um centro de formação sobre Feminismo Negro e o Pensamento Racial Brasileiro, vem num momento muito importante: ” o avanço da violência contra minorias politicas e grupos étnicos, mostra a necessidade de criamos espaços de educação anti racista, e promover a divulgação do conhecimento oferecido pela Universidade, para toda a comunidade.”

Segundo a Professora e pesquisadora do campo do Feminismo Negro, é preciso fortalecer, dar visibilidade e ampliar a produção de intelectuais negras e negros: ” o racismo no Brasil tenta apagar não só nossa memória, como nossos corpos e saberes, acadêmicos ou não. Enquanto acadêmica, pesquisadora e professora, sinto que a educação é o melhor caminho para construirmos pontes para um futuro inclusivo e seguro para todos, todas e todes”.

 

Para saber mais, conhecer a Casa preta do Coletivo Di jeje, acessar a programação e se inscrever nos cursos acesse: https://coletivodijeje.com.br

A Casa Preta fica na Rua Lauro Linhares, 2055 Sala 809 Torre Max – Ed. Max Flora/ Florianópolis-SC, telefone: 48 3365-4746.

Tags: Centro de Pesquisa e Formação sobre Feminismo Negro e o Pensamento Racial BrasileiroColetivo Di JejeJaque Conceição