Lançamento e debate do Livro DEMOCRACIA EM TEMPOS DIFÍCEIS INTERDISCIPLINARIDADE, POLÍTICA E SUBJETIVIDADES

23/09/2022 14:53

No mundo e no Brasil, mais do que nunca, o tema da democracia encontra-se em evidência considerando as relações entre o modo de organização política e o crescente aumento da desigualdade social e econômica no mundo. Em especial no Brasil, as recentes manifestações governamentais sobre a saúde pública e a gerência do combate à pandemia provocada pelo vírus Sars-Cov-9 evidenciam o adiantado processo de erosão democrática experimentado pelo país. Ainda, mesmo as sociedades denominadas democracias consolidadas estão a experimentar o incessante recrudescer da discriminação de gênero e de raça. Esses são alguns, dentre muitos outros aspectos que explicitam as vicissitudes para a manutenção dos pressupostos democráticos em diferentes regiões do mundo.

Na coletânea Democracia em tempos difíceis: interdisciplinaridade, política e subjetividades, trazemos reflexões e pesquisas realizadas por profissionais de áreas do conhecimento como história, psicologia, biologia, ciências sociais, psicanálise, educação. A obra considera a confluência dessas teorias, em que pesem as suas presumíveis divergências, imprescindível para a compreensão da questão central problematizada na coletânea: as dificuldades atuais envolvendo a democracia nas suas interfaces com a política, as subjetividades e o conhecimento. Ato contínuo refletimos acerca da concepção de que é fundamental para a prática transformadora que profissionais e pesquisadores(as) possam conhecer e compreender a interdisciplinaridade para desenvolver seu trabalho, pois o humano e a natureza apresentam diversas facetas e aspectos.

MÉRITI DE SOUZA (ORG.)

Lançamento dia 29/09/2022
Horas: 17:00 horas
Local: Apufsc – campus

Debate com: Mara C.S. Lago – UFSC; Sidnei J. Munhoz – UEM – UFSC; Diana Carvalho de Carvalho – UFSC; Adriano Duarte – UFSC; Mériti de Souza – UFSC; Jeferson S. Dantas – UFSC; Alexandre B. Valim -UFSC.