Nota de Repúdio sobre a Interrupção de Atividade de Extensão Universitária na UFSC

23/05/2023 12:03

A Direção do CFH manifesta seu repúdio à ação da Polícia Militar empreendida na tarde do Domingo, dia 21 de Maio, que interrompeu o ensaio do grupo Maracatu Arrasta Ilha.

O Maracatu Arrasta Ilha, fundado em 2002, integra o projeto Coletivo Afro-Floripa que objetiva estudar, pesquisar e desenvolver ações de ensino e aprendizagem sobre as culturas africanas presentes em Santa Catarina e, em particular, sobre a prática do Maracatu de Baque Virado nas dependências da UFSC em Florianópolis. Suas atividades estão registradas em um exitoso projeto de Extensão que fortaleceu os laços da instituição com a comunidade, desenvolvendo atuações voltadas às culturas de matriz africanas e afro-brasileiras.

O projeto atua em uma seara importantíssima, pois lança ações e reflexões em torno da presença negra no Sul do Brasil, historicamente invisibilizada. Reafirmamos aqui nosso apoio integral ao Coletivo Afro-Floripa e ao grupo Maracatu Arrasta Ilha como ação fundamental na promoção de ponderações sobre as trajetórias plurais de constituição das identidades brasileiras, como estratégia de luta antirracista, como campo de valorização artística-cultural e de produção de saberes acadêmicos compartilhados.

Estamos solicitando ao Gabinete da Reitoria a nossa participação em uma reunião com o comando da Polícia Militar. O CFH se orgulha do projeto e atuará em sua defesa e manutenção.