Jornadas Antropológicas 2023: “Antropologias em diálogo para compartilhar saberes e refazer caminhos”

27/06/2023 11:50

A comissão de organização das Jornadas Antropológicas 2023 tem o prazer de informar que as inscrições para participação no evento já estão abertas.

O evento Jornadas Antropológicas é um movimento com periodicidade bianual promovido integralmente por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Tem como objetivo a promoção de diálogos acadêmicos e científicos, trocas de experiências e construção de conhecimentos entre estudantes deste Programa de Pós-Graduação, profissionais da Antropologia de diversas Universidades do país e de outros países e estudantes de graduação dos cursos de Antropologia e Ciências Sociais.

Com o título “Antropologias em diálogo para compartilhar saberes e refazer caminhos”, as Jornadas Antropológicas 2023 têm como temática principal as frutíferas e potentes trocas entre diferentes Antropologias.

Neste ano, o evento acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de outubro, de modo presencial no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Reitor João David Ferreira Lima, em Florianópolis, SC.

Os eixos temáticos dos trabalhos são os seguintes:

• Religião, Magia e Sociocosmologias;
  • Educação, Ciência e Tecnologia;
  • Práticas Socioespaciais Urbanas;
  • Práticas de Poder, Estado, Instituições e Movimentos Sociais;
  • Capitalismo, Neoliberalismo e Trabalho;
  • Cibercultura, Tecnologias Digitais e Internet;
  • Etnologia Indígena, Povos e Comunidades Tradicionais;
  • Diáspora, Migrações e Produção de Memória;
  • Epistemologias e Ontologias do Sul Global;
  • Paisagens, Técnicas, Ecologias, Cosmopolíticas e Relações Multiespécies;
  • Racialidades, Identidades e Movimentos De/Des/Anti/Contracoloniais;
  • Performances, Tradições, Narrativas e Oralidades;
  • Artes, Linguagem e Corporalidades;
  • Gênero, Subjetividades e Sexualidade;
  • Saúde, Cuidados e Terapêuticas;
  • Ética, Moralidades e Emoções

As inscrições para propostas de Ateliês de Pesquisa e Mostras Fotográficas e Audiovisuais já estão abertas!

Para mais informações siga a nossa página no instagram: @jornadasantropologicasufsc

Para acesso ao edital, datas importantes, templates e links de inscrição, acesse: https://jornadasantropologicasufsc.paginas.ufsc.br/