Nota de pesar: Newton Carneiro Affonso da Costa (1929-2024)

17/04/2024 15:11

É com imenso pesar que o Departamento de Filosofia e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC comunicam o falecimento do Prof. Newton da Costa, ocorrido nesta noite.

Nascido em 16 de setembro de 1929, o professor Newton da Costa construiu uma trajetória de valor intelectual inestimável para a Filosofia, especialmente na área de Lógica, obtendo reconhecimento internacional pelo seu trabalho original no desenvolvimento da Lógica Paraconsistente. Além disso, desenvolveu a noção de quase-verdade e a aplicou ao conhecimento científico, bem como pesquisou os fundamentos lógico-filosóficos da Física.

Atuou como professor catedrático na Universidade Federal do Paraná e como titular na Universidade de São Paulo e na Universidade de Campinas. Foi professor visitante em diversas universidades do exterior. Além disso, foi professor voluntário junto ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina, participando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

Newton da Costa nos honrou com suas passagens por nosso Departamento e Programa de Pós-Graduação em Filosofia. A primeira ocorreu no período de 2009 a 2011 e, a mais recente, de 2016 a 2022.

O PPGFil-UFSC teve o privilégio de ser o lar acadêmico do Prof. Newton da Costa entre 2000 e 2022, período no qual foi professor permanente do Programa. Aqui, Newton da Costa foi uma enorme fonte de inspiração, e contribuiu de forma inestimável para a formação das novas gerações de pesquisadoras e pesquisadores na área de Lógica, além de ter sido um parceiro central no trabalho desenvolvido pelos professores da área. Sua presença sempre vivaz e plena de sagacidade será lembrada por todas as pessoas que conviveram com ele.

Lamentamos profundamente a sua perda e enviamos nossos sentimentos à família, aos amigos e à comunidade acadêmica da Filosofia.

A Newton da Costa, nosso agradecimento, admiração e saudade.