Aula inaugural do CFH: “Negacionismo, ciência e política no Brasil” está disponível no canal do Centro no YouTube

01/04/2021 19:03

Se a compreensão mais comum associa o negacionismo a um fenômeno anticientífico, a professora Tatiana Roque (UFRJ) sugeriu ontem, durante aula inaugural do CFH, tratar-se de um fenômeno entre a ciência e a política, ou de um pacto entre ciência e política que se esgotou, embora tenha vigorado até pouco tempo atrás.

Tatiana Roque é professora associada do Instituto de Matemática, da Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática e da Física e da Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Tem participado ativamente do debate público sobre negacionismo no Brasil, com artigos publicados na Folha de S. Paulo e nas revistas Piauí e Ciência Hoje.

Segundo Tatiana, o negacionismo atual não decorre de obscurantismo, déficit de saber, de conhecimento, ou ataque à razão, ao esclarecimento científico, como em outros momentos históricos. Antes mesmo de traçar saídas e novos caminhos, a proposta de Tatiana é de focar nas razões, no diagnóstico e na interpretação desse fenômeno científico e político, o “negacionismo”, que ela prefere chamar de “crise de confiança”.

A aula “Negacionismo, ciência e política no Brasil” contou com os comentários de Letícia Cesarino e Alexandre Meyer Luz, docentes do Centro, e foi acompanhada ao vivo por mais de 400 pessoas.

Assista!

Tags: Alexandre LuzAula inaugural CFH/UFSCAula Inaugural Negacionismo ciência e política no BrasilCentro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC)Letícia CesarinoTatiana RoqueUniversidade Federal de Santa Catarina UFSC